Quem tem alergia a ovo pode se vacinar? Confira!
- Vacinar Faz Bem
- 15 de jul. de 2021
- 2 min de leitura

Ainda hoje, pacientes com alergia a ovo têm grandes preocupações a respeito da vacinação porque vacinas como a da gripe e a trÃplice viral são produzidas em embriões de galinha. Mas será que os alérgicos a ovo realmente podem sofrer alguma reação ao tomar essas vacinas? E quais são as recomendações para a vacinação das pessoas com alergia a esse alimento?
Vamos por partes.
A alergia ao ovo é o segundo tipo de alergia mais comum nos primeiros anos de vida e afeta 1.3% de todas as crianças e 0.2% dos adultos. Pessoas alérgicas ao ovo podem ter diferentes tipos de reações, desde as mais leves como erupções cutâneas, náuseas e diarreia, até as mais graves como urticária e choque anafilático.
Pessoas com alergia a ovo podem não apresentar sintomas ao ingerir produtos assados que contenham ovo, como pães e bolos. Para se considerar alérgico, é preciso ter um histórico de reações ao ovo puro (levemente cozido, frito ou cru) e um exame de sangue para confirmar se o paciente realmente possui anticorpos IgE para as proteÃnas do ovo.
Confirmei que realmente tenho alergia ao ovo. Posso me vacinar?
Se você tem apenas reações leves ao ingerir ovos, as chances de você apresentar alguma reação ao ser imunizado com vacinas produzidas com embriões de galinha são mÃnimas.
Pessoas que já tiveram reações graves por causa da alergia a ovo também podem se vacinar. A recomendação é de que a imunização seja feita em um hospital com supervisão médica por 60 minutos após a aplicação da vacina. Essa é apenas uma precaução, pois reações graves também são muito raras.
Após a aplicação de 7.4 milhões de doses da vacina contra a gripe, foram reportados apenas 10 casos de anafilaxia, sendo que a maioria não foi causada pela proteÃna do ovo.
Qual é a quantidade de proteÃna de ovo encontrada em uma vacina?
A quantidade máxima de proteÃna de ovo presente em uma vacina é de 1µg/0.5 mL. Para você ter noção, 1µg é uma quantidade tão pequena que é praticamente invisÃvel a olho nu.
Quais vacinas apresentam proteÃnas derivadas do ovo em sua composição?
As vacinas que contém proteÃnas do ovo na composição são:
TrÃplice viral (sarampo, caxumba e rubéola)
Tetra viral (sarampo, caxumba, rubéola e varicela)
Gripe (Influenza)
Febre amarela
Existe alguma contraindicação dessas vacinas para pessoas alérgicas a ovo?
Caso você tenha tido uma reação severa à uma vacina, não é recomendado que tome outra dose, independente se a reação foi causada pela proteÃna do ovo ou não.
Se você é alérgico ao ovo, você pode receber a vacina seguindo as recomendações já citadas.
Para mais informações, entre em contato com a gente! Mande uma mensagem no nosso Whatsapp e venha proteger toda a sua famÃlia!
♡ Vacinar faz bem!