O HPV é a infecção sexualmente transmissível (IST) mais comum em todo o mundo. Trata-se de um vírus que infecta pele ou mucosas (oral, genital e anal), causando verrugas que doem e coçam bastante.
Como o HPV é o principal responsável pelo câncer de colo de útero nas mulheres, as campanhas de vacinação e prevenção são geralmente voltadas para este público.O problema é que, embora esse fato não seja amplamente divulgado, o HPV também pode trazer sérias consequências para os homens e carece de igual atenção e cuidado.
Qual a importância de vacinar os meninos contra o HPV?
Nos homens, o HPV está relacionado ao câncer de pênis, ânus, cabeça e pescoço. Através da vacinação é possível fazer a prevenção contra esses tipos de câncer e ainda contribuir para a proteção de futuras parceiras sexuais.
Assim como é importante que as meninas sejam vacinadas antes do início ou mesmo no período de início das atividades sexuais, é importante que os meninos façam o mesmo.
Quem deve se vacinar contra o HPV?
O Programa Nacional de Imunizações (PNI) disponibiliza a vacina para:
Meninas de 9 a 14 anos de idade;
Meninas de 15 anos que já tenham tomado uma dose;
Meninos de 11 a 14 anos;
Indivíduos de 9 a 26 anos de ambos os sexos nas seguintes condições: convivendo com HIV/Aids; pacientes oncológicos em quimioterapia e/ou radioterapia; transplantados de órgãos sólidos ou de medula óssea.
A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), a Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) e a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo) recomendam a vacinação para TODAS AS PESSOAS acima de 9 anos.
Aqui na Vacinar meninos e meninas e, homens e mulheres podem se vacinar independente da idade!
Vacine-se contra o HPV e previna-se contra diversos tipos de câncer.
A vacina contra o HPV é inativada, portanto, não tem como causar a doença. Vale lembrar que a vacina deve ser ministrada o mais cedo possível, dado que o HPV é extremamente comum e pode causar infecções persistentes
Cuide do que você tem de mais valioso: a sua saúde. Entre em contato para saber mais informações.
Venha nos fazer uma visita!
Fonte:
Sehnal B, Chlíbek R, Sláma J. Význam HPV vakcinace mužů [The importance of HPV vaccination in men]. Cas Lek Cesk. 2016;155(4):34-39.
Kommentare