top of page
  • Foto do escritorcontato418428

Por que devemos vacinar os meninos contra o HPV?




O HPV é a infecção sexualmente transmissível (IST) mais comum em todo o mundo. Trata-se de um vírus que infecta pele ou mucosas (oral, genital e anal), causando verrugas que doem e coçam bastante.


Como o HPV é o principal responsável pelo câncer de colo de útero nas mulheres, as campanhas de vacinação e prevenção são geralmente voltadas para este público.O problema é que, embora esse fato não seja amplamente divulgado, o HPV também pode trazer sérias consequências para os homens e carece de igual atenção e cuidado.


Qual a importância de vacinar os meninos contra o HPV?


Nos homens, o HPV está relacionado ao câncer de pênis, ânus, cabeça e pescoço. Através da vacinação é possível fazer a prevenção contra esses tipos de câncer e ainda contribuir para a proteção de futuras parceiras sexuais.


Assim como é importante que as meninas sejam vacinadas antes do início ou mesmo no período de início das atividades sexuais, é importante que os meninos façam o mesmo.


Quem deve se vacinar contra o HPV?


O Programa Nacional de Imunizações (PNI) disponibiliza a vacina para:


Meninas de 9 a 14 anos de idade;


Meninas de 15 anos que já tenham tomado uma dose;


Meninos de 11 a 14 anos;


Indivíduos de 9 a 26 anos de ambos os sexos nas seguintes condições: convivendo com HIV/Aids; pacientes oncológicos em quimioterapia e/ou radioterapia; transplantados de órgãos sólidos ou de medula óssea.


A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), a Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) e a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo) recomendam a vacinação para TODAS AS PESSOAS acima de 9 anos.


Aqui na Vacinar meninos e meninas e, homens e mulheres podem se vacinar independente da idade!


Vacine-se contra o HPV e previna-se contra diversos tipos de câncer.


A vacina contra o HPV é inativada, portanto, não tem como causar a doença. Vale lembrar que a vacina deve ser ministrada o mais cedo possível, dado que o HPV é extremamente comum e pode causar infecções persistentes


Cuide do que você tem de mais valioso: a sua saúde. Entre em contato para saber mais informações.


Venha nos fazer uma visita!


Fonte:


Sehnal B, Chlíbek R, Sláma J. Význam HPV vakcinace mužů [The importance of HPV vaccination in men]. Cas Lek Cesk. 2016;155(4):34-39.

43 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page