top of page
  • Foto do escritorcontato418428

MENINGITE pode ser causada por complicações do SARAMPO, vacine-se!



A meningite é a inflamação da meninge, a membrana que envolve o cérebro. Entre 2007 e 2020, matou 5.581 pessoas no Brasil. Esse problema pode ser causado por diversas causas como fungos, bactérias e vírus. E um desses vírus é o do sarampo, como demonstraram médicos depois de tratar adultos com a infecção pelo sarampo, que desenvolveram também a meningite como sequela.


O sarampo afeta o sistema imunológico e, segundo o estudo, tem sido associado com complicações em diversos órgãos do corpo, causando pneumonia, convulsões e inflamações do cérebro, da medula espinhal e da meninge.


As sequelas da meningite são muito graves e podem ser temporárias ou permanentes: perda de audição e visão, falta de memória, epilepsia, problemas de concentração, coordenação motora, equilíbrio, aprendizado e fala, e paralisia cerebral.


Os sintomas da doença são:

  • Febre

  • Dor de cabeça

  • Rigidez no pescoço

  • Náusea

  • Vômito

  • Falta de apetite

  • Irritabilidade

  • Sonolência ou dificuldade para acordar


A boa notícia é que tanto para o sarampo quanto para a meningite existe vacina!


E é muito importante se proteger. O vírus do sarampo é um dos mais contagiosos que existem e encontrou brechas para circular porque muita gente deixou de se vacinar. Tanto que o Brasil perdeu até o certificado de País livre de sarampo, que foi muito difícil de conseguir e exigiu o trabalho de muitas pessoas em favor da vacinação em massa.


Em 2020, foram confirmados 8.448 casos da doença, que pode causar complicações muito sérias como infecções respiratórias, otite, diarreia e inflamações neurológicas, como a meningite e a encefalite. O vírus pode afetar também o sistema imunológico. Alguns dos sintomas dessa infecção são febre alta, nariz congestionado, mal-estar e manchas vermelhas pelo corpo.


Uma das principais causas para algumas pessoas terem deixado de lado a vacinação é justamente o tanto que ela é efetiva. Como se passaram muitos anos desde os grandes surtos, as pessoas se esqueceram o quanto ele pode ser ruim. O sarampo já foi uma das principais causas de morte infantil e graças aos imunizantes isso foi interrompido. Que bom, não é? A meningite também é muito comum entre os pequenos e pode ser causada não apenas pelo sarampo, mas por outros vírus, bactérias e fungos. Mas não precisa se preocupar, porque para tudo isso tem prevenção. Para que ninguém precise lembrar dessa epidemia e proteger toda a sua família é que a Vacinar está aqui!


A prevenção é ainda mais importante agora, que os pequenos estão voltando para a escola, e vão reencontrar os coleguinhas e professores, ainda que permanecendo de máscara e mantendo o distanciamento social. Você sabia que algumas meningites e o sarampo têm forma de transmissão muito semelhante à do coronavírus, por meio de gotículas da fala, tosse e espirro, por exemplo? O sarampo, inclusive, é uma doença que também ataca o sistema respiratório. E se estamos todos preocupados com a Covid, temos que ficar atentos a outras doenças graves, não é mesmo?


Aqui nós temos à disposição vacinas contra meningite e sarampo para crianças e também para adultos que ainda não estão protegidos. Tire suas dúvidas a respeito das indicações e os tipos de imunizantes contra essas doenças! Estamos sempre prontos para recepcionar sua família com o maior carinho e atenção que vocês merecem.


Vacinar faz bem


255 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page