top of page
  • Foto do escritorcontato418428

Vacinação é a melhor forma de prevenir o Câncer de Colo de Útero. #marçolilás



O Março Lilás ressalta a importância das políticas sanitárias na prevenção, identificação e tratamento do Câncer de Colo de Útero. 


Excluindo-se o câncer de pele não melanoma, este tipo de câncer figura como o terceiro tumor maligno mais comum entre as mulheres e é a terceira principal causa de morte por câncer no Brasil.


Uma mulher morre por hora no Brasil vítima do Câncer de Colo de Útero.


Causado pela infecção persistente por certos tipos do Papilomavírus Humano (HPV), o câncer de colo de útero pode ser prevenido principalmente por meio da vacinação. 


Alguns dados importantes sobre o HPV e a vacinação:


  • 80% dos indivíduos sexualmente ativos serão infectados por um ou mais tipos de HPV ao longo da vida.

  • Mais de 200 variantes do vírus foram identificadas.

  • Os preservativos não protegem totalmente contra a transmissão do HPV.

  • Pelo menos 12 tipos de HPV são considerados cancerígenos.

  • Estudos em 14 países, com 60 milhões de pessoas, mostraram uma queda de 83% nos casos de HPV 16 e 18 (responsáveis por 70% dos casos de câncer de colo de útero) com a vacinação.

  • 99% das lesões cancerígenas causadas pelo HPV são evitáveis pela vacinação.


Além do câncer de colo de útero, o HPV está relacionado a diversos outros tipos de câncer, como os cânceres do ânus, vulva, vagina, pênis e orofaringe. É importante ressaltar que o HPV é um vírus silencioso, podendo levar anos após a infecção para se manifestar, e mais de 40% das infecções podem reativar depois de anos sem sintomas.


Estima-se que o Brasil terá 17 mil novos casos de câncer de colo de útero até 2025.


O exame preventivo, conhecido como Papanicolau, deve ser realizado periodicamente por todas as mulheres após o início da vida sexual, pois é capaz de detectar alterações pré-cancerígenas que, se tratadas, têm alta taxa de cura e não evoluem para o câncer.


Na Vacinar Faz Bem, está disponível a vacina nonavalente contra o HPV, que oferece proteção contra nove tipos do vírus, ampliando a cobertura de prevenção. Esta vacina é indicada para pessoas dos 9 aos 45 anos, abrangendo uma faixa etária mais ampla e possibilitando a proteção mesmo em idades mais avançadas.


O SUS disponibiliza a vacina quadrivalente, que protege contra quatro tipos de HPV, para meninas e meninos de 9 a 14 anos.


Conscientização e prevenção é a sua melhor defesa contra o câncer de colo de útero.


Faça parte desse movimento!


Procure uma de nossas unidades ou entre em contato com a nossa equipe para tirar suas dúvidas e agendar a sua vacinação. 


6 visualizações0 comentário
bottom of page