top of page
  • Foto do escritorcontato418428

Mamanalgesia: amamentar para não doer!




O momento da picadinha nunca é bem recebido pelos bebês, mas a solução para diminuir chororô e as caretas pode estar bem perto do coração das mamães.

Você se lembra da primeira vacina do seu bebê? E das seguintes? Se o choro é o que inunda a sua memória e dá um arrepio só de pensar que o dia da próxima vacina está chegando, nós trouxemos uma notícia que voltará a trazer paz para o seu peito: amamentar durante a vacinação acalma os bebês e faz com que sintam menos dor.

Um estudo de 2016 da Universidade de Ottawa, no Canadá, reuniu resultados de diversas pesquisas sobre o assunto. Será que o comportamento e a resposta das crianças à vacinação, na hora da amamentação, seria diferente da resposta a outras situações?


Os cientistas tentaram de tudo: segurar o bebê no colo, deitar o bebê de costas, dar água ou bebidas açucaradas. Nada teve tanto resultado quanto a amamentação! E a esse efeito do aleitamento materno, damos o nome de:

MAMANALGESIA, O PODER ANESTÉSICO DA AMAMENTAÇÃO

Olhando de longe, você pode pensar que isso acontece porque a criança fica entretida com a amamentação e acaba não focando na dor causada pela agulha. Mas o efeito vai muito além da distração. Amamentar envolve o contato pele com pele, sentir e ouvir o coração da mãe, o cheiro e o gosto do leite materno são todos fatores que acalmam e confortam os bebês. O que não é segredo para nenhuma mamãe.


Mas a novidade é essa: desconfia-se que as endorfinas presentes no leite materno ajudam a diminuir a sensação de dor durante a vacinação.


Segundo as estatísticas, crianças que foram amamentadas na hora da picadinha choraram, em média, 38 segundos a menos do que as que receberam outros tipos de entretenimento. O que, em meio ao desespero, parece durar uma eternidade, não é mesmo?


Então, se você está amamentando, não hesite em tentar essa nova técnica: a próxima visita do seu filho na Vacinar é o momento perfeito para amamentar!

♡ Vacinar faz bem!


Fonte:

– Parents, "Breastfeeding Could Make Vaccinations Easier for Baby", January 29, 2019.

3.108 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page