top of page
  • Foto do escritorcontato418428

Diabéticos devem tomar quais vacinas?



Todos sabemos o quanto as vacinas são importantes para manter nossos corpos protegidos e saudáveis. Entretanto, existem alguns casos particulares, como o dos diabéticos, em que essas vacinas não só são de vital importância como também são imprescindíveis.


São mais de 12 milhões de brasileiros convivendo com a diabetes e nem todos eles estão com as vacinas em dia. Neste artigo vamos explicar como algumas poucas picadinhas podem melhorar a qualidade de vida de milhões de diabéticos. Vem com a gente!


Qual a importância das vacinas para o diabético?

Pessoas com diabetes são especialmente vulneráveis a doenças e mesmo enfermidades comuns e pouco perigosas podem causar grandes problemas para elas. O excesso de glicose do diabético pode causar danos ao sistema imunológico, aumentando o risco da pessoa com diabetes contrair algum tipo de infecção. Isso ocorre porque os glóbulos brancos (responsáveis pelo combate aos vírus, bactérias, etc.) ficam menos eficazes com a hiperglicemia.


É indispensável que todos os pacientes diabéticos tomem todas as vacinas e mantenham seu cartão vacinal atualizado.


Vacinas indicadas

Além das vacinas comuns recomendadas a todos como:


1. anti-tétano;

2. HPV;

3. MMR;

4. varicela;

5. hepatite;

6. febre amarela;


O paciente com diabetes deve dar atenção a duas em especial:


7. a influenza, também conhecida como gripe;

8. pneumocócica, mais conhecida como Prevenar 13.


Apesar de parecer inofensiva para muitas pessoas, a influenza é uma das infecções respiratórias mais perigosas para os diabéticos. Entre pacientes diabéticos, a vacinação reduziu em 54% o número de hospitalizações e em 58% a taxa de mortalidade por gripe, daí a importância de ministrá-la anualmente.


Vale lembrar que pessoas com diabetes também têm risco aumentado de morte por pneumonia. Para diminuir esse risco deve-se administrar a vacina Pneumocócica, mais conhecida como Prevenar 13 (pois protege contra 13 tipos de bactérias). A eficácia dessa vacina em pacientes diabéticos é alta e têm variado em torno de 65% a 84%.


Apesar de todos nós podermos tomar uma série de vacinas que nos protegem de doenças e infecções, algumas dessas vacinas são indispensáveis no caso dos pacientes diabéticos.


Vale lembrar que, embora as vacinas não ofereçam 100% de proteção, elas serão a “primeira linha de defesa” contra bactérias e infecções.


Com esse primeiro passo nós podemos lhe ajudar. Conte com a gente para o que precisar!


É importante que o paciente tenha acompanhamento médico e adote também mudanças de hábito que podem lhe ajudar a evitar doenças e enfermidades.


Em caso de dúvidas estamos à disposição!

Fontes:

American Academy of Pediatrics, Pickering LK, Baker CJ, Long SS, MacMillan JA (eds.). Red book: report of the committee on infectious diseases. 27a ed. Elk Grove Village, IL: American Academy of Pediatrics; 2009.

Centers for Diseases Control and Prevention (CDC). Recommended adult immunization schedule. United States, January, 2010. MMWR. 58(51&52);1-4.

1.036 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page