top of page
  • Foto do escritorcontato418428

Quais fatores influenciam na eficácia da VACINA DA GRIPE?



A vacina da gripe é uma das medidas mais importantes para prevenir a disseminação da doença e reduzir as complicações em grupos de risco. No entanto, a eficácia da vacina pode variar de ano para ano e de pessoa para pessoa.


Você já se perguntou quais são os fatores que influenciam na eficácia da vacina da gripe? Neste artigo, vamos descobrir quais são os principais elementos que podem afetar a resposta do organismo à vacinação contra a gripe.


Se você deseja saber mais sobre a eficácia da vacina da gripe, continue lendo!


As vacinas contra a gripe são eficazes?


Sim! Todo ano, o Centers for Disease Control and Prevention (CDC) realiza pesquisas para saber se as vacinas contra a gripe estão funcionando bem.


A eficácia da vacina pode mudar de ano para ano, mas estudos recentes mostram que, em geral, a vacinação reduz o risco de pegar gripe de 40% a 60% na população em geral.


Isso acontece especialmente quando os vírus da gripe presentes na vacina são parecidos com os que estão circulando no momento, daí a importância de se vacinar anualmente.



Quais são os fatores que influenciam o desempenho das vacinas contra a gripe?


Pelo menos dois fatores desempenham um papel importante na determinação da probabilidade de a vacinação proteger uma pessoa contra a gripe:

  1. As características da pessoa que está sendo vacinada: o que depende em especial da idade e do estado de saúde.

  2. A composição da vacina: quando há uma boa correspondência entre os tipos de vírus presentes nas vacinas e os vírus circulantes naquele momento, a eficiência da vacina é maior.


A vacina contra a gripe protege contra todos os tipos de vírus da gripe e resfriado?


As vacinas contra a gripe são feitas para proteger contra os vírus da gripe mais comuns durante a próxima temporada.


No entanto, essas vacinas não protegem contra outros vírus que podem causar sintomas semelhantes aos da gripe, como:


  • SARS-CoV-2 (o vírus que causa a COVID-19);

  • Rinovírus (um dos vírus que causam o “resfriado comum”);

  • Vírus sincicial respiratório (VSR), que é a causa mais comum de doença respiratória grave em crianças e adultos com mais de 65 anos.


Idosos e crianças se beneficiam da vacinação contra a gripe?


Sim!


Para os idosos, a eficácia pode variar, mas para melhorar a proteção, o CDC recomenda o uso preferencial de vacinas contra a gripe com doses mais altas, como a Efluelda, que estará no portfólio de vacinas da Vacinar Faz Bem em breve.


Em relação às crianças, elas são protegidas de forma semelhante aos adultos. A recomendação é que as crianças recebam qualquer vacina contra a gripe aprovada e adequada para sua idade.



O momento de se vacinar contra a gripe e proteger a sua família é agora. As vacinas já estão disponíveis na Vacinar Faz Bem. Vacine-se na clínica ou agende a sua vacinação em casa. Clique aqui e converse com a nossa equipe!


Fontes:

CDC Seasonal Flu Vaccine Effectiveness Studies. Centers for Disease Control and Prevention . Disponível em: https://www.cdc.gov/flu/vaccines-work/effectiveness-studies.htm


Vaccine Effectiveness: How Well Do Flu Vaccines Work? Centers for Disease Control and Prevention . Disponível em: https://www.cdc.gov/flu/vaccines-work/vaccineeffect.htm



34 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page