top of page
  • Foto do escritorcontato418428

A gripe não é uma doença inofensiva: entenda sua relação com a pneumonia



A gripe pode dar a impressão de ser uma doença inofensiva, mas gera complicações sérias como a pneumonia.


Você sabe o que é pneumonia? Acertou se pensou na inflamação dos pulmões. Essa é a infecção que mais mata crianças menores de 5 anos ao redor do mundo. Estima-se que, em 2018, a pneumonia matou uma criança a cada 39 segundos, um cenário trágico, mas que pode ser prevenido. E como a gripe e a pneumonia estão associadas? A pneumonia é uma das complicações mais graves da gripe.


A GRIPE NÃO É UMA DOENÇA INOFENSIVA


Sintomas como febre, coriza e mal-estar já são bem conhecidos e não costumavam gerar tanta preocupação antes da COVID-19. O que é normal, pois a maioria das pessoas se recupera em alguns dias. No entanto, o que muitos não sabem é que a gripe pode causar consequências sérias, podendo levar à morte, principalmente nos seguintes grupos:

  • Pessoas com 65 anos ou mais;

  • Pessoas com doenças crônicas como asma, diabetes e doenças cardíacas;

  • Grávidas;

  • Crianças menores de 5 anos, especialmente as menores de 24 meses de vida.

As principais complicações da gripe são as infecções nos seios da face e do ouvido, apresentando-se como consequências moderadas. Entre as consequências graves, encontram-se:

  • Pneumonia;

  • Inflamação dos músculos do coração (miocardite);

  • Ataque cardíaco;

  • Inflamação do cérebro (encefalite);

  • Inflamação dos músculos (miosite e rabdomiólise);

  • Insuficiência de diversos órgãos como os pulmões e rins;

  • Sepse (infecção generalizada).

Além disso, entre as pessoas com doenças crônicas, a gripe pode piorar o quadro devido ao processo de inflamação sistêmica, onde, por exemplo, pessoas com asma podem apresentar mais crises e doenças cardíacas podem ser agravadas.


A GRIPE PODE CAUSAR PNEUMONIA


A pneumonia pode ser causada por bactérias, vírus e fungos. E a gripe pode causar pneumonia através da infecção pelo vírus da gripe sozinho ou pela infecção conjunta entre o vírus da gripe e a bactéria causadora da pneumonia.


É super comum termos essa bactéria vivendo tranquilamente no nosso nariz: ela é encontrada em cerca de 40-95% dos bebês e 10-25% dos adultos. Mas é o desequilíbrio imunológico causado pela gripe que enfraquece as nossas defesas e dá a oportunidade para esse tipo de pneumonia se desenvolver no organismo.


Essa bactéria conhecida como pneumococo (Streptococcus pneumoniae) afeta os pulmões. Esse órgão é formado por vários sacos, chamados de alvéolos, que se enchem de ar quando uma pessoa respira. Com a presença das bactérias, o funcionamento dos alvéolos é prejudicado, eles ficam cheios de pus e líquido, o que torna a respiração dolorosa e difícil.


VACINAR FAZ BEM SIM!


A boa notícia é que existem algumas formas de se proteger da GRIPE e da PNEUMONIA e a principal entre elas é a VACINAÇÃO! Estudos demonstram que a vacinação contra a gripe reduz em até 60% os riscos de adultos entre 18 e 64 anos terem gripe, 45% o número de hospitalizações causadas por pneumonias, e 75% as mortes causadas por complicações da doença.


Garanta a sua dose de proteção aqui na Vacinar! Contra a gripe e pneumonia, oferecemos as seguintes vacinas: Vacina Influenza, Vacina Pneumocócica Conjugada 10-valente (VPC10), Vacina pneumocócica conjugada 13-valente (VPC13 - Prevenar13), Vacina pneumocócica polissacarídica 23-valente (VPP23).

Para saber mais sobre elas, acesse: Vacinas.

Conte com a Vacinar para te proteger e te informar!


♡ Vacinar faz bem!


Fontes:

– Jochems SP, Marcon F, Carniel BF, et al. Inflammation induced by influenza virus impairs human innate immune control of pneumococcus. Nat Immunol. 2018;19(12):1299-1308. – Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia, "Dia Mundial da Pneumonia: 12 de novembro", 2020. – Ministério da Saúde, "Saúde Brasil Contra a Influenza". – Mayo Clinic, "Flu shot: Your best bet for avoiding influenza". – WHO, "Pneumonia", 2019.


210 visualizações0 comentário

コメント


bottom of page