top of page
  • Foto do escritorcontato418428

O que previnem as vacinas que contêm "HIB"?



A Haemophilus influenzae b (Hib) é uma bactéria que vive na garganta das pessoas e é transmitida de maneira semelhante à gripe, por meio de saliva e secreções expelidas por meio da fala, tosse, espirros e até respiração. Esse serzinho do mal costuma atacar mais as crianças, principalmente as pequenas.


Como outros vírus, em algumas pessoas a infecção por Hib pode ser assintomática, mas essa bactéria de nome estranho sobre a qual quase nunca ouvimos falar, causa um monte de doenças perigosas. Esses sim, nomes que infelizmente ouvimos sempre:

  • Meningite

  • Pneumonia

  • Inflamação da garganta

  • Otite

  • Artrite

  • Infecção da membrana que envolve o coração

  • Infecção dos ossos

Além de vários outros problemas.


Ou seja, em pessoas não vacinadas ela pode entrar pela corrente sanguínea e causar infecções no nariz, na garganta, podendo chegar à pele, ouvidos, articulações, pulmões, coração, medula espinhal e cérebro. Além de todas essas doenças listadas acima, ela pode deixar déficit auditivo grave e lesões cerebrais permanentes, como já mostramos neste artigo.


TEM COMO PREVENIR?


Tem, sim. Por meio da vacinação, que a Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) já mostrou que traz resultados e derrubou a quantidade de infecções por Hib.

A vacina isolada é inativada, então não tem como causar a doença. Indicada pela sociedades brasileiras de Pediatria (SBP) e de Imunizações (SBIm), aos 2,4, 6 meses e uma quarta dose entre 12 e 18 meses. O Programa Nacional de Imunizações (PNI) recomenda e disponibiliza a vacina em três doses: aos 2, 4 e 6 meses de idade.


Para os maiorzinhos, adolescentes e adultos, a vacina deve ser administrada se houver condições que aumentem o risco para doenças por Hib, como ausência de baço ou disfunção nesse órgão, antes ou depois de transplante de órgão ou medula óssea, ou após quimioterapia, dentre outras.


Caso alguma dose esteja atrasada, não é necessário recomeçar o ciclo vacinal contra a Hib, basta tomar a dose assim que possível.


Existem outras opções de vacinas. Uma delas é a vacina pentavalente acelular, que protege contra Hib e também contra difteria, tétano, coqueluche e poliomielite. Já a vacina hexavalente tem todas essas proteções e também contra a hepatite B.


Essas duas vacinas – penta e hexavalente – são recomendadas para crianças a partir de 2 meses de vida e podem ser aplicadas até os 7 anos, sempre que seja indicada cada uma das vacinas incluídas nessas combinações.


Ou seja, a vacina contra a Hib protege de muitos problemas sérios, como pneumonia e meningite. Se tiver alguma dúvida ou precisar garantir a proteção de seu filho contra a Hib, nos procure! Estamos à disposição e esperando você!


Vacinar Faz Bem, Sua Clínica de Vacinação!


814 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page