top of page
  • Foto do escritorcontato418428

O que ninguém te contou sobre a PNEUMONIA nos idosos #PREVENAR13




A vacina Pneumo23 está incluída tanto no calendário de vacinação infantil quanto no calendário de vacinação do idoso. Para as crianças, nós já sabemos que essa dose de proteção contra a pneumonia é super importante, pois é a doença infecciosa que mais mata menores de 5 anos ao redor do mundo. Mas, e para o vovô e a vovó? Eles não podem ficar de fora! A pneumonia é uma doença comum na terceira idade, onde pode levar a consequências sérias na saúde daqueles que tanto amamos.


VOCÊ LEMBRA O QUE É PNEUMONIA?


Quando microorganismos como vírus, bactérias e fungos chegam até os nossos pulmões, podem causar essa doença infecciosa chamada pneumonia. Ao assumirem que agora os nossos pulmões são a sua nova casa, a presença desses bichinhos inicia uma guerra com o nosso sistema imunológico, criando um ambiente de INFLAMAÇÃO no local. Algumas reações alérgicas também podem ter o mesmo efeito, e onde tem inflamação, há acúmulo de líquido e pus.


O problema é que os pulmões são os responsáveis pela troca gasosa: colocar oxigênio pra dentro e gás carbônico pra fora. Com esse espaço tomado de líquidos, a respiração fica comprometida. E nos idosos, a pneumonia pode se apresentar de forma ainda mais severa. A medida em que envelhecemos, nosso sistema imunológico enfraquece naturalmente, por isso, os idosos correm mais riscos que ter as chamadas comorbidades, doenças que favorecem o aparecimento e agravamento da pneumonia, como as doenças cardíacas e a Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC).


Para se defender, além de convocar as células do sistema imunológico, o nosso corpo conta com outros mecanismos: como a produção de muco – aquela meleca verde que escorre pelo nariz – onde o organismo tenta aprisionar o vírus e eliminá-lo. Da mesma forma, vem a tosse que também tenta forçar o vírus e o muco a "saírem" da nossa via respiratória, um dos principais sintomas da doença. Essa bagunça toda é causada principalmente por duas bactérias: Streptococcus pneumoniae (pneumococo) e o Haemophilus influenza.


Hmmmm influenza, já ouviu esse nome em algum lugar? Pois é, é da mesma família do vírus da gripe (e também da meningite!). Mesmo sendo vírus diferentes, já explicamos em outro texto aqui da Vacinar como a gripe está relacionada à pneumonia. Você pode conferir clicando aqui: "Como a GRIPE e a PNEUMONIA estão associadas?"


ALERTA DE SPOILER: A pneumonia pode aparecer como uma das complicações mais graves da gripe. Por isso, a vacinação é fundamental.


COMO OS IDOSOS PODEM SE PROTEGER DA PNEUMONIA?


Como se trata de uma doença transmitida pelo ar, as recomendações são as mesmas da COVID-19: lavar as mãos, evitar aglomerações, alimentar-se bem e manter hábitos saudáveis para garantir a força do sistema imunológico e SE VACINAR. Infelizmente, contra o coronavírus ainda não temos vacinas disponíveis para todos, mas contra a GRIPE e a PNEUMONIA nós temos! As vacinas recomendadas são as seguintes:


1) Vacina pneumocócica conjugada 13-valente – VPC13 (Prevenar13): previne cerca de 90% das doenças graves (pneumonia, meningite, otite) causadas pela bactéria pneumococo. Recomendada a partir dos 2 meses de vida, especialmente para idosos maiores de 50 anos;


2) Vacina pneumocócica polissacarídica 23-valente – VPP23: previne doenças causadas pelo pneumococo, incluindo a pneumonia. Recomendada para crianças acima de 2 anos, adolescentes e adultos que tenham algum problema de saúde que aumenta o risco para doenças como: diabetes, cardíacas e respiratórias graves, sem baço ou com o funcionamento comprometido desse órgão, com problemas de imunidade, entre outras condições. Para pessoas acima de 60 anos, ela faz parte do calendário de vacinação rotineiramente;


3) Vacina da gripe 2021: protege contra os tipos de vírus da gripe mais circulantes atualmente, sendo recomendada para todas as pessoas acima dos 6 meses de vida.

Apesar de serem recomendadas pela Sociedade Brasileira de Imunizações, a VPC13 e a VPP23 estão disponíveis para os idosos apenas nas clínicas particulares de vacinação, como a Vacinar. Já a vacina da gripe está disponível para os idosos no Sistema Único de Saúde (SUS) na forma TRIVALENTE (protege contra 3 tipos de vírus da gripe). Aqui na Vacinar, temos a vacina da gripe TETRAVALENTE, que protege contra 4 tipos de vírus.


Não deixe de garantir a sua dose de proteção. Entre em contato, estamos disponíveis para proteger os seus pais, avôs e avós sem que eles precisem sair de casa.


♡ Vacinar Faz Bem! Sua Clínica de Vacinação ♡


Fonte: – Recomendações da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) – 2020/2021. – DA COSTA SANTOS, Conceição Maria et al. Pneumonias em adultos, adquiridas na comunidade e no hospital. Medicina (Ribeirao Preto), v. 31, n. 2, p. 216-228, 1998. – Ministério da Saúde, Dia Mundial da Pneumonia.


2.864 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page