top of page
  • Foto do escritorcontato418428

Obesidade pode diminuir a eficácia da vacina para Hepatite B



A Hepatite B é causada por um vírus que afeta principalmente o fígado. Segundo as recomendações dos programas de vacinação brasileiros, a vacinação contra a Hepatite B deve ser realizada no primeiro ano de vida. No entanto, caso não tenha sido disponibilizada ainda na infância, a vacina pode ser aplicada em adolescentes e adultos. O problema é que diversos estudos já apontaram fatores como a idade, índice de massa corporal, alcoolismo, tabagismo e estado imunocompetente, a redução da resposta imune perante a vacinação contra a Hepatite B.

Principalmente a OBESIDADE tem demonstrado ser um fator de peso na diminuição da eficácia da vacina. Mas a boa notícia é que não é um fator imutável, perder peso foi definido como uma boa alternativa para estimular a resposta imune.


A VACINAÇÃO CONTRA A HEPATITE B


Segundo o Programa Nacional de Imunizações (PNI), a vacina contra a Hepatite B deve ser aplicada em quatro doses ainda no primeiro ano de vida do bebê, sendo a primeira dose isolada e as outras aos 2, 4 e 6 meses de vida, incluídas na vacina pentavalente. A mesma recomendação é feita pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e a Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), que também apoiam a vacinação em três doses, a primeira isolada e as outras duas aos 2 e 6 meses de vida, incluída na vacina hexavalente acelular.


No entanto, para crianças mais velhas, adolescentes e adultos que não foram vacinados no primeiro ano de vida, são recomendadas três doses, que podem estar combinadas com a vacina para a Hepatite A.


Para saber mais sobre a vacinação contra a Hepatite A e B, clique aqui.


QUANTO MAIOR O PESO, MENOR A EFICÁCIA


A obesidade é um assunto muito conhecido pelos brasileiros. Entre 2003 e 2019, o número de pessoas obesas no país dobrou, passando de 12,2% para 26,8% da população acima dos 20 anos. Olhando apenas para 2019, 1 a cada 4 adultos brasileiros se encontravam em estado de obesidade. Essa é uma desordem metabólica, onde há acúmulo de gordura corporal, ocasionando em um estado de inflamação crônica de baixo grau.


Diversos estudos já encontraram associações entre estar acima do peso e o aumento da suscetibilidade para infecções bacterianas, virais e fúngicas, além de diminuir a resposta dos anticorpos às vacinas, o que, em outras palavras, significa que em indivíduos obesos a eficácia de algumas vacinas é diminuída, como é o caso da vacina para Hepatite B.


MAS EXISTE EXPLICAÇÃO?

Um estudo de revisão reuniu as principais explicações para tal efeito prejudicial da obesidade na nossa capacidade de adquirir imunidade através das vacinas:


1) Animais de laboratório alimentados com dieta rica em gordura, para que desenvolvessem a obesidade, tiveram as funções das CÉLULAS DENDRÍTICAS (DCs) prejudicadas. Tais células fazem parte do sistema imunológico e são de extrema importância durante o processo de reconhecimento de micro-organismos patógenos e na apresentação deles para os linfócitos T, que passam por um processo de maturação e tornam-se as chamadas células de memória.


2) Outro estudo encontrou que a função dessas células T de memória também estão prejudicadas em pacientes obesos.


3) A leptina é uma substância produzida pelos adipócitos, as células que armazenam gordura no nosso corpo. Ou seja, quanto mais gordura para ser armazenada, mais adipócitos se criam e mais leptina é produzida. Essa substância tem a capacidade de modular a resposta imune do nosso corpo, induzindo um processo de inflamação sistêmica, diminuindo as respostas imunológicas às infecções por vírus ou vacinas.

Possui alguma dúvida sobre o assunto? Entre em contato com a gente! Com a vacinação você pode contar para te proteger e te informar ;)



♡ Vacinar faz bem!



Fonte:

– Liu, F., Guo, Z., & Dong, C. (2017). Influences of obesity on the immunogenicity of Hepatitis B vaccine. Human vaccines & immunotherapeutics, 13(5), 1014–1017.

– IBGE, Pesquisa Nacional de Saúde 2019.

97 visualizações0 comentário

Komentáře


bottom of page