top of page
  • Foto do escritorcontato418428

O frio sempre te deixa doente? Entenda o motivo!

Atualizado: 20 de jun. de 2022



Você é uma daquelas pessoas que sempre pega um resfriado no inverno? Ou nunca notou nenhuma conexão entre o clima e os resfriados? Será que o clima frio realmente pode nos deixar mais vulneráveis ou será apenas uma história da vovó?


É VERDADE QUE MAIS PESSOAS FICAM GRIPADAS OU RESFRIADAS NO CLIMA MAIS FRIO


Pois é! Os registros nos provam que nas estações de outono e principalmente no inverno, existem muito mais casos dessas doenças. Às vezes também acontecem surtos em períodos de muita chuva ou muito úmidos.

Até os cientistas têm dificuldade em explicar o porquê isso acontece, mas existem algumas teorias bastante interessantes.


Antes de partir para essas hipóteses, é importante relembrar como ocorre a infecção. O principal agente causador do resfriado é o Rinovírus, e o da gripe é o já conhecido, Influenza. Esses vírus se espalham por contato direto entre as pessoas, quando uma delas inala micropartículas de saliva do indivíduo infectado.


O AR FRIO PODE AFETAR AS NOSSAS DEFESAS DA LINHA DE FRENTE


Os vírus responsáveis por causar gripes e resfriados penetram nos nossos corpos pelo nariz. No entanto, já temos mecanismos de defesa sofisticados contra microorganismos.

Nós estamos constantemente secretando muco na região nasal, e os micro-organismos que tentam nos atacar ficam presos nesse muco, que geralmente é engolido, e o vírus é neutralizado pelo ácido do estômago. Acontece que quando a temperatura cai, o ar frio entra pelas nossas narinas e reduz a produção de muco.

Quando os vírus penetram na nossa mucosa, células do nosso sistema imune chamadas fagócitos, destroem os vírus. Mas pesquisas mostraram que o frio pode reduzir a atividade dos fagócitos. Além do mais, os rinovírus, principais causadores de resfriados, trabalham melhor em temperaturas mais baixas.


OUTROS MOTIVOS QUE FACILITAM INFECÇÕES EM TEMPERATURAS MAIS BAIXAS SÃO:


  • Redução da vitamina D: durante as estações mais frias, é comum passar menos tempo ao ar livre, e consequentemente, menos tempo de exposição solar, que leva a queda nos níveis de vitamina D. Essa vitamina é essencial para o bom funcionamento do sistema imunológico.

  • Ficar mais tempo em lugares fechados: as pessoas tendem a ficar mais tempo em locais fechados, o que facilita a disseminação de vírus.

  • Vasoconstrição no trato respiratório: o frio causa vasoconstrição no trato respiratório, o que dificulta a chegada das células do sistema imune nas mucosas, onde o vírus irá penetrar.



COMO ME PREVENIR DURANTE O INVERNO?


  • Tome suplementos de vitamina D ou alimentos ricos nessa vitamina, como peixes e ovos;

  • Alimente-se bem;

  • Hidrate-se;

  • Cuide da saúde do seu sono;

  • Lave sempre as mãos e use álcool em gel;

  • Evite frequentar lugares fechados.


Se você ainda não tomou a vacina contra a gripe, entre em contato com a gente e proteja-se!


♡ Vacinar faz bem!


3.119 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page