top of page
  • Foto do escritorcontato418428

Na mochila, os livros. No bracinho: a vacina da gripe!



A preparação para a volta às aulas sempre anima a criançada! Tem a escolha do material escolar, a arrumação da mochila, a empolgação para rever os colegas... Ainda mais em tempos de pandemia, onde as aulas permaneceram há meses apenas online. Mas, para aqueles que voltam este ano ao ensino presencial, além do uniforme, da máscara de proteção e do álcool em gel, sabe o que é essencial para que seu filho esteja protegido na sala de aula? A vacina contra a gripe!


Ao contrário do que muitos pensam, papel e caneta na mão, lá vai a primeira lição do ano: a gripe não é só febre e coriza, ela também pode levar a consequências sérias.


LIÇÃO NÚMERO 1 - A GRIPE É PERIGOSA PARA AS CRIANÇAS

A gripe é causada por um bichinho bem-parecido com o coronavírus, pois ambos são vírus. Os principais sintomas incluem febre, tosse, dor de garganta, nariz escorrendo, dor no corpo, dor de cabeça e cansaço.

"Ah, mas isso a sopinha da vovó ajuda a sarar!"


Nada disso! Por mais poderosa que seja a sopa e o beijinho de boa noite da mamãe, todos os anos milhares de crianças acabam no hospital por causa desse bicho-papão invisível. Nos pequenos com menos de 5 anos, especialmente antes dos 2 aninhos, os riscos da gripe causar complicações graves são maiores, como:

- Pneumonia (inflamação dos pulmões);

- Desidratação (devido à febre e vômitos);

- Encefalopatia (disfunção cerebral que altera o funcionamento do cérebro);

- Sinusite (inflamação das cavidades existentes ao redor do nariz, maçãs do rosto e olhos);

- Infecções de ouvido;

- E em alguns casos, a morte.

LIÇÃO NÚMERO 2 - VACINAR FAZ BEM SIM!

A vacinação é a melhor forma de se prevenir contra a gripe e suas possíveis complicações. Além de diminuir o risco de ficar doente, ajuda a não contaminar os colegas e professores da escola. Quem se vacina, passa menos tempo tristinho de cama e mais tempo na escola brincando com os amigos!


"Vacinar, mas todas as crianças podem se vacinar?"

Sim! Podem e devem. A Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) recomenda que todas as crianças maiores que 6 meses de vida recebam a vacina. Na primeira vacinação, entre os 6 meses e 8 anos, são recebidas duas doses com intervalo de um mês, um processo conhecido como primovacinação. A partir dos 9 anos ou após a primeira vacinação, as doses devem ser anuais.


"Uai, mas precisa se vacinar todos os anos?"

Com certeza. Quando você toma a vacina da gripe, ela ensina o seu corpo a reconhecer e combater um tipo específico de vírus. Mas ele muda a sua estrutura muito rápido, como se trocasse de roupa. Assim, vacinas diferentes são produzidas todos os anos, contendo o manual para reconhecer o novo vírus da estação ou a nova roupa da moda. Ainda, outros tipos de vírus da gripe surgem todos os anos e a vacina perde a sua eficácia com o tempo, precisando ser reforçada.


"E qual o melhor momento para se vacinar?"


Antes da estação de gripe, que se concentra nos meses onde faz mais frio. A vacina já está disponível aqui na vacinar, pois, no finalzinho de março já chega o outono. Leva cerca de duas semanas para que o corpo produza anticorpos após receber a vacina, então quanto mais cedo você se vacinar, melhor!

Quer reservar a sua dose de proteção? Entre em contato com a gente através do WhatsApp: Contato Vacinar Faz Bem.

LIÇÃO NÚMERO 3 - QUANDO A FAMÍLIA TODA SE VACINA, SE PROTEGE EM CONJUNTO!

A melhor forma de proteger as crianças menores que 6 meses, por exemplo, é através da vacinação da mãe, dos familiares e cuidadores que estão sempre próximos à criança. Ainda, quando a família toda se protege, ajuda a pausar o ciclo de transmissão do vírus, protegendo não só o núcleo familiar, mas também a toda a comunidade! Os professores, o carteiro, o caixa do supermercado e a vovozinha do colega do seu filho ficam mais saudáveis e protegidos.

Se vacinar faz muito bem, para todos!


Conta com a Vacinar para te proteger e te informar.


♡ Vacinar Faz Bem Sua Clínica de Vacinação

Fonte:

– CDC Centers of Desease Control and Prevention, Flu & Young Children.

– Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm).


16 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page