top of page
  • Foto do escritorcontato418428

Aprenda a usar ÓLEOS ESSENCIAIS para ajudar na amamentação



Ter um bebê é um momento maravilhoso na vida de uma mulher – mas também pode ser muito estressante, o que prejudica o momento da amamentação. Veja como a aromaterapia pode te ajudar!


Pegar o seu próprio filho no colo pela primeira vez é uma das experiências mais marcantes na vida de uma mãe, assim como o momento da primeira amamentação. Mas esse último geralmente vem acompanhado de preocupações: será que já tenho leite? E se meu leite não for suficiente? E se o bebê não conseguir pegar a mama do jeito certo? Calma! Leva um tempinho até você e seu bebê se adaptarem a essa nova fase, essas preocupações são normais, toda mãe passa por isso.


Mas o que sabemos é que o estresse e a ansiedade nesse período podem sim prejudicar o momento da amamentação. Por isso, hoje a Vacinar traz uma alternativa complementar para te ajudar a "acalmar os nervos" e só transmitir amor para o bebê durante esse momento de conexão entre você e ele: os óleos essenciais através da aromaterapia.


SE ESTOU ESTRESSADA OU ANSIOSA, SINTO QUE "VEM MENOS LEITE", E AGORA?


Você não é a única. Os cientistas, intrigados com esse fato ocorrer também em outras mães, avaliam os efeitos do estresse momentâneo, físico ou mental, durante a amamentação. O que eles descobriram é que o estresse diminui o que chamamos de reflexo da ejeção do leite, ou seja, quanto leite sai da mama. Isso acontece pois o estresse diminui a produção de ocitocina, uma substância conhecida como o hormônio do amor, responsável pela ejeção do leite durante a amamentação.¹


E COMO POSSO FICAR MAIS CALMA DURANTE A AMAMENTAÇÃO?


Cada mamãe cria a sua "técnica infalível" para o momento da amamentação ser mais prazeroso. Algumas têm posições favoritas, outras colocam a discografia do Fábio Júnior e para algumas, a aromaterapia com óleos essenciais é uma ótima opção. A aromaterapia é um tipo de terapia complementar que usa do aroma dos óleos essenciais extraídos de flores, cascas, caules, folhas, raízes, frutos e outras partes de plantas para melhorar o bem-estar físico e psicológico de uma pessoa.² Segundo estudos, essa técnica pode ajudar no status mental da mãe, melhorando o seu humor e diminuindo os níveis de ansiedade.³ Quem nunca se sentiu melhor com o cheirinho de um chá de camomila, não é mesmo? Mas aqui, falamos com comprovação científica.


QUAIS ÓLEOS ESSENCIAIS POSSO USAR DURANTE A AMAMENTAÇÃO?


Primeiro, é importante focarmos em COMO usar os óleos essenciais. Atualmente, existem diversas formas tecnológicas para transformar o seu cantinho de amamentação em um local de aromaterapia, como os difusores elétricos (aquele que você conecta na tomada) e os tradicionais, com velas. Alguns colares difusores também podem ser encontrados, possibilitando levar aquele cheirinho terapêutico com você pra onde quiser. Mas atenção: os óleos essenciais NÃO SÃO COMESTÍVEIS.


Agora vamos para as indicações! Vamos falar sobre 2 óleos essenciais, que Segundo a National Association for Holistic Aromatherapy, quando diluídos adequadamente e usados para aromaterapia, são seguros durante a gravidez e amamentação:


ÓLEO ESSENCIAL DE LAVANDA: é um dos óleos mais utilizados na aromaterapia, focando no tratamento de dores de cabeça, estresse e dores musculares. Além disso, ele é ótimo para ser utilizado durante massagens, possuindo efeito sedativo, induz sonolência e diminui a sensibilidade à dor. E o que as mamães têm são dores musculares, não é mesmo? Que tal pedir pro papai uma massagem relaxante com óleo essencial de lavanda? Só não esqueça de diluir.


ÓLEO ESSENCIAL DE CAMOMILA: hmmm, lembrou do cheiro do cházinho de camomila? A gente já associa esse chá com seu efeito calmante, não é mesmo? A aromaterapia com óleo essencial de camomila também segue essa linha, e é usada pelos seus efeitos de alívio do estresse e ansiedade, melhorando sintomas de depressão, preocupações e a mente hiperativa.


Mas não se esqueça: a aromaterapia é apenas uma prática COMPLEMENTAR, e antes de iniciar qualquer tipo de prática, seu médico deverá ser consultado.


Aqui na Vacinar você sabe que temos especialistas em amamentação. Se precisar de qualquer ajuda, oferecemos o SOS Mamãe, um programa que apoia e incentiva o aleitamento materno, visando acolher, auxiliar e orientar gestantes e lactantes durante o processo de amamentação e primeiros cuidados com o bebê.


♡ Vacinar faz bem!


Fontes: ¹ Kathryn G. Dewey, Maternal and Fetal Stress Are Associated with Impaired Lactogenesis in Humans, The Journal of Nutrition, Volume 131, Issue 11, November 2001, Pages 3012S–3015S. ² Ali, B., Al-Wabel, N. A., Shams, S., Ahamad, A., Khan, S. A., & Anwar, F. (2015). Essential oils used in aromatherapy: A systemic review. Asian Pacific Journal of Tropical Biomedicine, 5(8), 601–611. ³ MIRZAIINAJMABADI, Khadigeh et al. An update on the effect of massage and inhalation aromatherapy with lavender on labor pain relief: A systematic review and meta-analysis. Journal of Obstetrics, Gynecology and Cancer Research (JOGCR), v. 3, n. 1, p. 29-37, 2018. ⁴ Parenting, Essential Oils for Breastfeeding Moms – Benefits and Cautionary Tips.


12.483 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page