top of page
  • Foto do escritorcontato418428

Antibióticos deixam os pulmões mais vulneráveis a gripe! Vacine-se!



Você sabia que os antibióticos podem deixar os seus pulmões mais vulneráveis aos vírus da gripe, o que pode levar a infecções e sintomas mais graves?


Sinais enviados de uma bactéria do intestino ajudam a manter as defesas no nosso pulmão. Uma pesquisa muito interessante feita com camundongos infectados com o vírus da gripe mostrou que 80% dos animais do grupo sem antibióticos sobreviveu contra apenas ⅓ do grupo que tomou antibiótico logo antes de ter sido infectado com o vírus.


Com isso, nós aprendemos que os antibióticos podem diminuir a nossa resistência ao vírus, e que realmente não devemos tomá-los "à toa". O uso indiscriminado de antibióticos elimina também as “bactérias boas” que vivem no nosso intestino, seleciona bactérias resistentes e nos deixa mais vulneráveis a infecções virais.


Os cientistas acreditavam que as células do nosso sistema imune eram as principais responsáveis pela proteção e resistência precoce à gripe, mas para a surpresa de todos, foi descoberto que, na verdade, as células que revestem os pulmões exercem um papel mais importante ainda, e essa função é induzida pelas bactérias do intestino!


Como assim?


Vamos lá! São nas células que revestem o pulmão que o vírus da gripe irá se multiplicar. E o que as bactérias da microbiota intestinal têm a ver com isso? Essas bactérias enviam um sinal para as células do revestimento do pulmão, que as mantém preparadas para o ataque, retardando a multiplicação do vírus. Esse sinal é chamado de interferon (IFN).


O interferon prepara as células do nosso corpo para o ataque de vírus, nos mantendo mais protegidos. Quando um vírus infecta um organismo bem preparado, as chances de ele perder a batalha são muito grandes. Já quando o organismo não possui uma microbiota intestinal saudável (devido ao uso de antibióticos), o IFN só chega depois de uma resposta do nosso sistema imunológico, que geralmente acontece tarde demais, quando o vírus já se multiplicou muitas vezes.


Leva mais ou menos 2 dias para que as células do sistema imune montem uma resposta contra o vírus, e nesse meio tempo, ele está se multiplicando nas células de revestimento do pulmão.


Na pesquisa mencionada anteriormente, os camundongos tratados com antibióticos tinham CINCO VEZES mais vírus do que os que não foram tratados com antibióticos. Para lutar contra uma ameaça tão grande, o sistema imune desses camundongos tenta compensar por meio de uma resposta mais forte e destrutiva, o que leva a sintomas mais graves.


Resumindo: as bactérias que residem no nosso intestino são essenciais para nos proteger contra o vírus da gripe, por serem responsáveis por enviar um sinal (o IFN) para as células se prepararem para o ataque do vírus, e impedir que ele se multiplique rápido demais, até que as células imunes entrem na batalha!


Por esse motivo, atenção redobrada com as crianças que têm muitas dores de garganta ou outras infecções que necessitam de tratamento com antibióticos. É sempre importante cuidar do restabelecimento da microbiota intestinal após o uso desses medicamentos, e manter a vacinação em dia! Para isso, conte com a Vacinar!

Agende um horário e venha proteger toda a sua família!

♡ Vacinar faz bem!


20 visualizações0 comentário

コメント


bottom of page