top of page
  • Foto do escritorcontato418428

Antes de vacinar seu filho contra a meningite, conheça essa opção: meningite ACWY



A meningite é uma doença grave que pode causar muitas dores de cabeça para a família. A gente sabe disso, por isso hoje viemos apresentar uma opção para você, papai ou mamãe que está pensando em proteger o filhote contra meningite e ficar mais tranquilo: a vacina meningocócica conjugada ACWY.


Na rede pública, ele está disponível gratuitamente para os adolescentes de 11 e 12 anos. Já nas clínicas de vacinação, é possível imunizar a criança desde bebê, garantindo imunidade precoce e proteção por mais tempo.


De acordo com a Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), a vacinação de rotina para crianças deve começar aos 3 meses de idade com duas doses no primeiro ano de vida (dependendo das recomendações das bulas) e reforços entre os 12 e 15 meses, entre os 5 e os 6 anos e aos 11 anos de idade. Para os adolescentes que nunca receberam a vacina meningocócica conjugada ACWY são recomendadas duas doses com intervalo de cinco anos entre cada uma. Para adultos, uma dose é suficiente.


O lado positivo de imunizar as crianças desde pequenas é que é justamente nessa idade, em que elas vão para a escola e brincam muito com os amiguinhos, que ocorre a maior taxa de infecções da meninge. E os mais velhos também devem estar protegidos, afinal os adolescentes também estão sujeitos a complicações graves da infecção.


A meningite no Brasil


Primeiro de tudo, precisamos entender o que é a meningite. É a inflamação da meninge, a membrana que envolve o cérebro. Ela pode ser causada por vírus, bactérias e fungos. De acordo com o Ministério da Saúde, foram confirmados 265.644 casos no Brasil entre os anos de 2017 e 2020. Bastante, não é?


O tipo da doença mais comum é o viral, mas a meningite bacteriana é a mais grave. Os sintomas são febre, dor de cabeça, rigidez na nuca, mal-estar, náusea, vômito, sensibilidade à luz, confusão mental e, em estágios mais avançados, convulsões, delírio, tremores e coma.


A bactéria pode ser transmitida de pessoa para pessoa, por gotículas e secreções do nariz e da garganta expelidas pela fala, tosse e espirro. A transmissão fecal-oral, através da ingestão de água e alimentos contaminados e contato com fezes, também pode acontecer. É uma doença que atinge bastante as crianças.


O tipo mais comum de meningite bacteriana no Brasil é o C e desde que a vacinação foi amplamente introduzida no País os casos caíram bastante - essa vacina também está disponível na rede pública, porém protege contra apenas um subtipo da bactéria. O tipo W também requer cuidados, pois vem avançando na América Latina. Com a globalização, se torna cada vez mais importante estar protegido contra patógenos que circulam pelo mundo.


A vacina é segura?


Sim, pode ficar tranquilo, ela é muito segura! A única contraindicação com relação à vacina meningocócica conjugada ACWY é se o pequeno ou adolescente tiver apresentado reação alérgica após aplicação de dose anterior. Se a pessoa estiver com algum estado febril, é preciso esperar que ele passe.


Ela pode ser combinada com outros imunizantes, mas o ideal é conversar antes com um profissional de saúde. A vacina é feita de componentes inativados, portanto não tem a capacidade de causar a doença.


As reações adversas ocorrem em uma minoria dos vacinados, são aquelas comuns a qualquer vacina e normalmente desaparecem em no máximo três dias – ou seja, um pequeno desconforto que compensa, pois os benefícios da proteção são muito maiores. Podem ocorrer, por exemplo, inchaço e vermelhidão no local da aplicação, perda de apetite, irritabilidade, sonolência, dor de cabeça, febre, calafrios, cansaço e dor muscular.


Mais proteção


Além da vacina conjugada ACWY, as vacinas pneumocócicas VPC10, a VPC13 e a VPP23 também são importantes aliadas no combate à meningite, dentre outras doenças causadas pela bactéria pneumococo; além da vacina meningocócica B. Todas também estão disponíveis aqui na Vacinar!


Tem alguma dúvida? Sua família ainda não tomou a conjugada ACWY? Venha logo conversar com a gente, estamos esperando!


2.312 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page