top of page
  • Foto do escritorcontato418428

Vacinação da gestante: 5 fatos que você precisa saber

Atualizado: 17 de jun. de 2021

"Será que posso me vacinar? Com quais vacinas? E não faz mal para o bebê?". Confira a resposta para essas perguntas e mais!




Um erro de muitas mamães é acreditar que a vacinação não é recomendada durante a gestação. Muito pelo contrário! Vacinação é sinônimo de proteção, tanto para a mãe quanto o bebê, e existem vacinas que são recomendadas especialmente para esse período. Se você ainda tem algumas dúvidas sobre a vacinação durante a gravidez, confira 5 fatos que vão te ajudar a esclarecer esse assunto de uma vez por todas:

#1. VACINAR FAZ BEM SIM! As gestantes não só podem, como devem se vacinar! A Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) recomenda que mulheres grávidas sejam imunizadas especialmente com as vacinas Tríplice bacteriana acelular do tipo adulto (difteria, tétano e coqueluche), Hepatite B e Influenza (gripe). A tríplice bacteriana deve ser tomada em uma dose, a partir da 20ª semana de gestação, a vacina da Hepatite B é aplicada em 3 doses (1 a cada 3 meses) e a vacina da gripe segue o calendário de campanha, sendo tomada antes ou durante o inverno.


#2. ALGUMAS VACINAS NÃO SÃO RECOMENDADAS Apesar da vacinação ser essencial para a proteção da mãe e do bebê, algumas vacinas não são recomendadas durante o período da gestação. Esse é o caso das vacinas feitas com vírus vivos atenuados (enfraquecidos), como a Tríplice viral, HPV, Varicela e Dengue. Quando a mulher está gravida a sua imunidade fica naturalmente mais baixa, aumentando o risco de desenvolvimento da doença caso receba alguma dessas vacinas.


#3. AS VACINAS TAMBÉM PROTEGEM O BEBÊ É isso mesmo! Quando uma mulher grávida se vacina, ela cria imunidade através da produção de anticorpos - moléculas que participam do reconhecimento e combate de micro-organismos que causam doenças. Esse exército de proteção passa para o bebê pela placenta, ajudando a protegê-lo nos primeiros meses de vida, mas essa imunidade diminui com o tempo. Por isso, assim que possível, o bebê também deve ser vacinado.


#4. É PRECISO SE VACINAR EM TODAS AS GESTAÇÕES Assim como a imunidade do bebê vai diminuindo com o tempo, isso também acontece com a da mãe. Por isso, caso a mulher engravide novamente, mesmo que em um curto período, ela deve receber todas as vacinas recomendadas novamente, especialmente a Tríplice bacteriana e a vacina da gripe. Mas sobre a vacina da gripe não é novidade, não é mesmo? Por que se você acompanha as nossas redes, sabe que a vacina da gripe deve ser tomada todos os anos.


#5. TODAS AS PESSOAS PRÓXIMAS AO BEBÊ PRECISAM SE VACINAR Não é só a mamãe que precisa de vacinas! Para a proteção ser ainda mais forte, todos os familiares, pessoas que vivem na mesma casa e cuidadoras precisam se vacinar. Isso é necessário porque durante os primeiros meses a criança não possui um sistema imunológico totalmente desenvolvido, o que a torna mais vulnerável às infecções. A vacinação de qualquer pessoa que vá entrar em contato com o bebê deve acontecer com no mínimo 2 semanas de antecedência, pois é o tempo necessário para criar anticorpos.

E para isso, você sabe que pode contar com a Vacinar! Agende um horário e venha proteger toda a sua família!


♡ Vacinar faz bem!


39 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page