top of page
  • Foto do escritorcontato418428

Não é uma simples "gripezinha"

Atualizado: 19 de fev. de 2021



"É só uma gripezinha". Já ouvimos muito essa frase por aí sendo disseminada de forma sensacionalista para negligenciar a COVID-19. No entanto, a gripe também é uma doença séria, acarretando centenas de mortes todos os anos no Brasil e no mundo. Por isso, para proteger toda a população, a vacinação contra a gripe sazonal deve ser realizada anualmente. E para se proteger e se informar, você já sabe: conte com a vacinar!


GRIPE X COVID-19


A gripe influenza e a COVID-19 possuem suas similaridades e diferenças:

- Ambas as doenças são causadas por vírus que atingem o sistema respiratório, e podem desenvolver uma ampla variedade de características, desde assintomáticas, leves e até consequências graves como a morte;


- O vírus da gripe tem um período médio de incubação menor e um intervalo serial mais curto que o coronavírus, o que significa que a gripe se espalha mais rapidamente que a COVID-19;


- No entanto, a taxa de mortalidade para pacientes hospitalizados com COVID-19 é três vezes maior do que para pacientes na mesma condição, mas com gripe sazonal, segundo um estudo publicado na The Lancet Respiratory Medicine, em dezembro de 2020.

A GRIPE É TÃO PERIGOSA ASSIM?

Mesmo a taxa de mortalidade da gripe sendo menor ela não deixa de ser perigosa. Segundo o Ministério da Saúde brasileiro, analisando-se os casos de gripe no primeiro semestre de 2019, ocorreram no país 199 óbitos associados a doença. Em 2018, foram 335 famílias que sofreram com uma perda.


Principalmente as pessoas pertencentes aos grupos de risco devem ser vacinadas:


- Pessoas de 55 a 60 anos;

- Crianças de 6 meses a menores de 6 anos;

- Gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto);

- Trabalhadores da saúde e professores;

- Portadores de doenças crônicas;

- entre outros.


COMO POSSO ME PROTEGER?


Tivemos uma vantagem para a prevenção contra a gripe. Reparou que ano passado as pessoas "pegaram" menos a doença? O distanciamento social, álcool em gel e máscaras tem tudo a ver com isso. Ambas, COVID-19 e gripe são transmitidas da mesma forma, e tais medidas de proteção servem para as duas.

Mas enquanto para a COVID-19 ainda não temos vacina disponível para toda a população, para a gripe nós já temos! Todos os anos! E essa continua sendo a melhor forma de proteger a quem amamos.


Quer saber sobre quais são e como funcionam as vacinas atuais para COVID-19? Clique aqui!


MAS POR QUE PRECISO ME VACINAR TODOS OS ANOS?


A vacina da gripe é ANUAL, ou seja, precisa ser tomada todos os anos. "Mas Vacinar, pra que isso? Não é o mesmo vírus? A vacina perde o efeito?" Calma que a gente explica!


São dois motivos principais os que levam a ser necessária a vacinação todos os anos, e eles respondem às perguntas acima. Em primeiro lugar, a proteção adquirida através da vacinação começa a cair progressivamente após 6 meses da aplicação. Ou seja, sim, com o tempo a vacina vai perdendo o seu efeito.


O segundo ponto importante a ser destacado é que o vírus influenza muda a sua estrutura e DNA com muita rapidez, e por isso todos os anos são feitos estudos para determinar qual será o tipo de vírus da gripe mais incidente e perigoso para a população naquele ano em específico, proporcionando uma proteção mais exata para a população. Viva a ciência!

E aqui na Vacinar nós oferecemos a vacina sazonal contra a gripe todos os anos. Conte com a gente para te proteger e a toda a sua família!


♡ Vacinar faz bem!

Fonte:

– Kim, H., Webster, R. G., & Webby, R. J. (2018). Influenza Virus: Dealing with a Drifting and Shifting Pathogen. Viral immunology, 31(2), 174–183.

– World Health Organization, WHO, “Q&A: Similarities and differences – COVID-19 and influenza”.

– CNN Brasil "Taxa de mortalidade da Covid-19 é três vezes maior que a da gripe, diz estudo".

93 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page