top of page
  • Foto do escritorcontato418428

Mães com COVID-19 podem amamentar?



Leite materno é sinônimo de vida. A amamentação é um momento único de conexão entre a mãe e o seu bebê. E o que as mamães menos querem é que algo venha atrapalhar essa fase tão gostosa, como uma doença. Por isso, em tempos de pandemia, a equipe do SOS Mamães aqui da Vacinar recebe muitas dúvidas sobre o assunto: "Mas e se eu pegar COVID, posso continuar amamentando? Posso transmitir COVID pelo leite? E a doação, é segura?".


Hoje viemos esclarecer de uma vez por todas se é seguro amamentar, mesmo durante ou após a infecção com COVID-19.


O LEITE MATERNO PROTEGE CONTRA A COVID-19


O leite materno é o único alimento que o bebê precisa até os 6 meses de vida, substituindo até mesmo a água. Rico em nutrientes, o leite ajuda a criança a crescer forte e saudável, a protegendo de possíveis alergias e infecções, como as diarreias, pneumonias, otites e meningites! UAU! É ele o responsável pela proteção do seu bebê enquanto ele não tem idade suficiente para vir aqui ser vacinado na Vacinar faz bem!


"Mas Vacinar, como o leite protege tanto o bebê?"


O segredo está nos anticorpos! Essas são peças fundamentais do sistema imunológico, que fazem parte do reconhecimento e combate de vírus, bactérias e outros micro-organismos que causam doenças. Nosso corpo cria esses pequenos soldados em duas situações: quando ficamos doentes ou quando nos vacinamos. Quando a mãe passa por uma dessas situações, seus anticorpos também ajudam a proteger o bebê, porque... alerta de spoiler: OS ANTICORPOS PASSAM PARA O BEBÊ PELO LEITE MATERNO!


O mesmo acontece no caso da COVID-19! Quando a mãe "pega" a doença, os anticorpos que seu corpo produz para combater o coronavírus passam para o bebê, ajudando a fortalecer o sistema imunológico do pequeno. Mas ainda não se sabe a duração dessa proteção.


"Se os anticorpos passam para o leite, o vírus passa também?"


Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria e um estudo científico publicado em setembro de 2020, não existe nenhuma evidência de que o vírus SARS-CoV-2 seja transmitido pelo leite materno. Dessa forma, é seguro que mamães positivas para COVID-19, que já tiveram a doença ou que entraram em contato com alguém infectado continuem amamentando normalmente e realizem doações de leite. Mesmo que apresentem sintomas. Segundo o estudo, que analisou 37 amostras de leite de mães com COVID-19, nenhum deles estava contaminado com o vírus, mas todos tinham anticorpos IgG e IgA, que protegem contra a doença.


"Mesmo assim, ainda não me sinto segura... existe outra opção?"


Nós entendemos esse medo. Mesmo que o leite materno não seja capaz de transmitir a COVID-19, as outras vias que já conhecemos podem: como uma tosse ou espirro da mãe. Então se você está com COVID-19 e não se sente segura para amamentar o seu bebê, existe a opção de retirar o leite e dar de mamar em uma mamadeira, copinho ou xícara.


Aqui na Vacinar nós oferecemos o SOS Mamãe, um programa que apoia e incentiva o aleitamento materno, visando acolher, auxiliar e orientar gestantes e lactantes durante o processo de amamentação e primeiros cuidados com o bebê. Também alugamos bombas ordenhadeiras, que podem te auxiliar durante o processo de extração.


Em caso de dúvidas, você pode entrar em contato pelo WhatsApp da Vacinar!


Conte com a Vacinar para te proteger, informar e ajudar!


♡ Vacinar faz bem!



102 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page